Conhecendo Campo Grande – Museu das Culturas Dom Bosco

Idealizado pela Missão Salesiana de Mato Grosso, graças à dedicação de alguns salesianos, em especial, Antônio Colbachini (SDB), Felix Zavattaro (SDB), Cesar Albisetti (SDB), Angelo Venturelli (SDB) e o responsável pela obtenção da maior parte do acervo, João Falco (SDB) foi inaugurado oficialmente em 1951, no Colégio Dom Bosco, em Campo Grande, Mato Grosso do Sul, o Museu Regional Dom Bosco que em curto espaço de tempo, tornou-se ponto de interesse nacional e internacional. Ao longo de seus mais de cinquenta anos de vida, o museu ampliou suas coleções e redimensionou suas atividades. Em 1976, foi transferido para a Rua Barão do Rio Branco e ficou sob a direção de João Falco que deu início à organização do acervo. Em 1997, tornou-se um museu universitário, vinculando-se à Universidade Católica Dom Bosco.

Abraçando as novas perspectivas ditadas pela museologia contemporânea, o agora denominado Museu Dom Bosco passou a se re-organizar como um espaço interativo e interdisciplinar e este fato impôs a necessidade de redefinir objetivos e adequar o espaço físico à democratização da cultura, perspectiva fundamental de um museu dinâmico capaz de promover o desenvolvimento social, conservar e proteger seu patrimônio cultural. Isto só se tornou possível por meio de uma parceria unindo a Missão Salesiana de Mato Grosso, a Associazione Missioni Don Bosco, sediada em Torino – Itália e o governo de estado de Mato Grosso do Sul.

Em novembro de 2006, o acervo foi transferido para o Parque das Nações Indígenas e o museu passou a ser denominado Museu das Culturas Dom Bosco, tornando-se capaz de harmonizar arte e ciência, lógica e poesia, diacronia e sincronia, tese e antítese para determinar o esplendor da novidade de espíritos criadores. Em 2009, abriu oficialmente as portas das exposições de longa duração, dos setores de Arqueologia e Etnologia, à visitação pública.
 
Localização: Av. Afonso Pena, 7000 – Parque das Nações Indígenas
Informações: (67) 3326-9788
Atendimento: Terça à Sexta-feira – 08h às 17h – Sáb, Dom. e feriados 13h às 17h

Valor único do ingresso de R$ 5,00  – crianças até 7 anos não pagam

Maiores informações: www.mcdb.org.br

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp

Leia Também