Conheça Galway a “capital do oeste” da Irlanda

A "capital do oeste" da Irlanda não passa de 80 mil habitantes. O tamanho, porém, esconde uma profusão histórica e cultural que encanta os visitantes da cidade de Galway.

Destino de muitos brasileiros que buscam o país para fazer intercâmbio, Galway vê sua população acrescida anualmente com 20 mil estudantes que chegam em busca de uma de suas universidades. O resultado é uma efervescência cultural que aflora dos menores pubs aos grandes festivais que anualmente agitam a cidade, como o Festival de Artes. Tudo sem deixar para trás as tradições irlandesas, com suas lindas igrejas e castelos.

O condado que leva o nome da cidade abriga mais de 50% dos Gaeltacht, como são conhecidos os locais onde o gaélico irlandês é a língua predominante. Nada melhor que uma caminhada pelo centro histórico para mergulhar nesse mundo que remete a mil anos atrás, quando era apenas uma vila de pescadores no ponto onde o rio Corrib desagua na baía de Galway.

Dali ainda é possível observar resquícios da muralha construída pelos invasores vikings, em 1217. Próximo dali, o Eyre Square Shopping Center também guarda parte dessa história, já que foi construído em volta de outro pedaço da muralha.

Cerveja e igreja

No pub The Kings Head a história sobrevive entre copos de Guinness, a cerveja escura tradicional do país. Localizado em um prédio construído há 800 anos, conta-se que o executor do rei da Inglaterra Charles 1º viveu no prédio que hoje abriga o pub, justificando o seu nome "Cabeça do Rei". 

Perto dali, a Igreja de São Nícolas é a maior paróquia medieval da Irlanda em uso contínuo, com suas partes mais antigas datando de 1320. Ela carrega marcas do domínio inglês na região, já que foi convertida de católica para protestante. Dizem que o navegador Cristóvão Colombo rezou na igreja em 1477 antes de sair para descobrir o novo mundo.

Facebook
Twitter
WhatsApp

Leia Também