Comissão do impeachment no Senado começa a funcionar hoje

Devem começar às 10h desta terça-feira (26) os trabalhos da comissão que vai analisar o impeachment da presidente Dilma Rousseff no Senado. Ontem, o plenário aprovou a lista dos integrantes do colegiado, indicada pelos partidos (veja abaixo).

O membro mais velho da comissão, o senador Raimundo Lira (PMDB-PB), iniciará a sessão já com a escolha do presidente e do relator. O nome dele é o mais cotado para assumir a presidência.

Após ser instalada, a comissão tem o prazo de dez dias úteis para apresentar ao plenário um parecer sobre a admissibilidade do processo contra a presidente. A votação deve ocorrer no dia 12 de maio.

Se o relatório for aprovado por maioria simples (41 votos), Dilma Rousseff é afastada imediatamente do cargo por 180 dias e o vice Michel Temer passa a ser o presidente. Caso rejeitado, o processo é arquivado e ela continua no exercício das funções.

A partir daí, quem assume o andamento do processo de impeachment no Senado é o presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), Ricardo Lewandowski. É nessa fase que Dilma vai poder apresentar a defesa. Os senadores também vão ouvir os autores do pedido de impedimento, os juristas Miguel Reale Júnior, Janaína Paschoal e Hélio Bicudo.

Somente ao fim dessa fase é que todos os senadores votarão para decidir pela condenação ou absolvição da presidente. Não há um prazo definido, porém, o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), prometeu celeridade.

Facebook
Twitter
WhatsApp

Leia Também