A Polícia Militar de Mato Grosso do Sul revelou nesta quarta-feira (1) os índices criminais registrados durante a Operação Carnaval, que monitorou as festividades no Estado nos últimos seis dias. No balanço da PM, houve uma redução de 51,3% nos registros de roubos neste ano em relação ao mesmo período do ano passado.
Houve também redução no número de furtos, de 35,4%, e de registros de violência doméstica, de 44%. Não foram registradas nenhuma incidência de latrocínio, o roubo seguido de morte, o que significa uma diminuição de 100%.
Para o comandante-geral da Polícia Militar de Mato Grosso do Sul, coronel Waldir Ribeiro Acosta, essa diminuição nos índices criminais é resultado do policiamento preventivo. "O policiamento preventivo inibe o cometimento de crimes e foi o que a Polícia Militar fez com essa operação no Carnaval", ressaltou Acosta.
Em todo o Estado, foram empenhados mais de 1,9 mil homens da Polícia Militar, sendo que 1,1 mil trabalharam em operações em Campo Grande e 800 nas cidades do interior.
As operações na Capital também resultaram na recuperação de 14 veículos furtados e 25 prisões de evadidos da Justiça. Ao todo, mais de 4 mil pessoas foram abordadas pela PM em Campo Grande durante o Carnaval.
Segundo o comandante Acosta esse policiamento continuará no próximo fim de semana nos eventos remanescentes do Carnaval. "Continuaremos presentes em todas as cidades com ações ativas garantindo novamente a ordem pública para os cidadãos", afirmou.