Campo Grande discute como articular as políticas fiscal e urbana

Promover a articulação entre a política fiscal e a política urbana e as estratégias e instrumentos urbanísticos para reabilitação da área centrais. Este foi o tema abordado no primeiro dia do seminário “Grandes projetos urbanos e captura de valor”. Realizado em um dos auditórios do Novohotel, o evento foi aberto oficialmente na noite de ontem (23), pelo prefeito Gilmar Olarte e conta com a participação de servidores públicos das áreas fiscal, econômica, jurídica e urbanística e de profissionais da sociedade envolvidos com planejamento urbano e desenvolvimento econômico.

Durante a abertura do evento, o prefeito Gilmar Olarte assinou um termo de cooperação entre o Instituto Lincoln e a Prefeitura de Campo Grande, cujo objetivo é trocar experiências e possibilitar a capacitação de servidores municipais de Campo Grande em diversas áreas de interesse e pesquisa.

Para o diretor-presidente do Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Planurb), Marcos Moura Cristaldo, o seminário vem ao encontro das expectativas da Prefeitura, principalmente pela troca de experiências com outras capitais brasileiras. “Após conhecer outras experiências de planejamento urbano de outras cidades, nós faremos um plano inovador que contemple a área urbana e rural. Queremos ter uma visão macro da produção, comércio e indústria”, argumentou.

Para o prefeito Gilmar Olarte, este é o caminho certo no que diz respeito ao planejamento urbano. “O conhecimento nos faz alcançar nossos objetivos. Queremos uma cidade bem planejada nos setores sociais e econômicos. Quem ganha com este seminário é nossa cidade”, concluiu o prefeito desejando sucesso ao participantes do evento.

George W. MacCarthy foi o palestrante da noite. Formado em economia e PHD em economia na Universidade da Carolina do Norte, ele falou dos desafios da qualificação urbana que, no futuro, será o desafio da cidade. Segundo George, é possível fazer uma requalificação urbana em Campo Grande. “Esta cidade tem um contexto privilegiado, está com um projeto feito que é a requalificação da rua 14 de Julho. Do nosso lado, pessoas que trabalham fazendo projetos urbanos pelo mundo. Queremos contar a história do planejamento urbano de Campo Grande para o mundo”, concluiu.

O evento contou com a presença do especialista em desenvolvimento urbano do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), Jason Hobbs; secretário municipal de Planejamento, Finanças e Controle, André Luiz Scaff; coordenadora da Central de Projetos da Prefeitura, Catiana Sabadin; secretário municipal de Governo e Relações Institucionais, Rodrigo Pimentel.

Facebook
Twitter
WhatsApp

Leia Também