Termina amanhã (20) a Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe. Porém, a Secretaria de Saúde do Estado (SES) vai prorrogar a imunização para gestantes e aplicar a dose em crianças de seis meses a dois anos. Objetivo é vacinar pessoas que podem estar mais vulneráveis num período onde a doença ainda faz muitas vítimas.
As crianças podem ser imunizadas até 30 de junho, já as gestantes podem receber a dose até 30 de novembro. A secretaria reforça que não foram recebidas novas doses, e sim aproveitadas as chamadas reservas técnicas.
A meta de vacinação estimada pelo Ministério da Saúde é de que 80% das pessoas sejam vacinadas em cada município. Até agora, em Campo Grande, pouco mais de 71% do público-alvo foi imunizado.
A informação foi confirmada pela assessoria de comunicação da SES, ao afirmar que o Estado já recebeu do Ministério da Saúde 100% das doses destinadas ao público-alvo da campanha, que são crianças com idade entre seis meses e menores de cinco anos, gestantes, idosos, mulheres com até 45 dias após o parto, pessoas com doenças crônicas, profissionais de saúde, povos indígenas, pessoas privadas de liberdade e funcionários do sistema prisional.
CAMPO GRANDE
A Secretaria Municipal de Saúde da Capital (Sesau), apesar de ainda faltarem doses nas unidades, continua afirmando que não é preciso pânico, pois há vacina para toda população que se encaixa no público-alvo.
A prefeitura justifica, ainda, que a procura acima do normal faz com que o estoque dos postos acabem rapidamente, e que, por questões de logísticas e de armazenamento o produto acaba demorando um pouco para ser reabastecido.