Câmara aprova redução da idade mínima para candidatos

Um dia depois de os parlamentares aprovarem mandato de cinco anos para todos os cargos e rejeitado o fim do voto obrigatório, o Plenário da Câmara dos Deputados reduziu, na sessão plenária que analisa o pacote de projetos da reforma política, a idade mínima para candidatos a governador, senador e deputados federal, estadual e distrital.

Pelas novas regras, que ainda precisam ser submetidas a nova votação na Câmara e depois ao crivo do Senado, a idade mínima para disputar o cargo de governador cai de 30 anos para 29 anos, e de senador de 35 anos para os mesmos 29. No caso de candidatos a deputado, a Câmara reduziu a idade mínima de 21 para 18 anos – a medida foi aprovada por 337 votos a 73.

Também foi aprovada em Plenário, nesta tarde, a alteração das datas de posse para presidente e vice-presidente da República e para governador e vice-governador. Atualmente, as duas cerimônias são realizadas no dia 1º de janeiro. Com a alteração, no caso de presidente, a posse passa para o dia 5 de janeiro. No caso de governadores, para o dia 4 de janeiro.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp

Leia Também