Bem vindo ao Verão

O verão começa oficialmente a partir das 21h03 (horário de Brasília) deste domingo (21), com previsões de temperaturas acima da média em todas as regiões do país, segundo o CPTEC (Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos). Caracterizada por dias mais longos do que as noites, a estação se estende até o final de março de 2015.

As temperaturas máximas devem passar dos 30°C em média em todo o Brasil, podendo atingir mais de 35°C em alguns dias. "Esse é o impacto do fenômeno El Niño, que tem ocorrido com muito mais frequência e tem sido cada vez menos duradouro", afirmou Anna Barbara Coutinho de Melo, meteorologista do CPTEC. De acordo com ela, essa é a principal diferença entre os verões 2013/2014 e 2014/2015.

Mais calor tende a favorecer a ocorrência de pancadas de chuva de curta duração e forte intensidade, sobretudo a partir da tarde, de forma localizada e acompanhada algumas vezes por descargas elétricas, rajadas de vento e eventual queda de granizo.

As ocorrências de chuvas devem ser mais expressivas, como aponta o CPTEC, nas regiões Sudeste, Centro-Oeste e Norte. A convergência de umidade nessas áreas pode favorecer a persistência das chuvas por um período superior a quatro dias e, diante dos acumulados de água, provocar inundações. Ainda assim, o clima nessas áreas também favorece, eventualmente, períodos de estiagem com duração média de 4 a 15 dias.

Na região Nordeste, as chuvas devem ser mais frequentes no Maranhão, centro-sul do Piauí, oeste e centro-sul da Bahia. Mas segundo as previsões do CPTEC para o trimestre –de dezembro de 2014 a fevereiro de 2015–, há uma maior probabilidade de escassez de chuva no norte do Norte e no norte do Nordeste. Já na região Sul, as chuvas devem ser bem distribuídas ao longo do ano.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp

Leia Também