Mais de duas mil pessoas compareceram na manhã deste sábado (16), na 2ª Ação Municipal promovida pela Prefeitura de Campo Grande, na Escola Municipal Maria Tereza Rodrigues, no bairro Santa Emília. A ação começou às 8 horas e segue até as 17 horas, com atendimento nas áreas de saúde, esporte, cultura, assistência social, educação, ouvidoria, meio ambiente com distribuição de mudas, emissão de documentos e justiça itinerante.
De acordo com o coordenador da 2ª Ação Municipal, Marcelo Francisco a ação é uma determinação do prefeito Gilmar Olarte e tem a finalidade de atender as pessoas com o menor poder aquisitivo, dos bairros da Capital. “Pela manhã já passaram mais de duas mil pessoas e a nossa expectativa é que no final da tarde sejam feitos mais de quatro mil atendimentos levando em consideração que cada pessoa é atendida com dois ou mais serviços, da ação social”.
A secretária municipal de Políticas e Ações e Cidadania, Janete Belini esteve no evento acompanhando os trabalhos de sua secretaria. “Estamos atendendo com oficinas manuais, com programas do governo federal e ação como corte de cabelo. Nosso objetivo é fazer um bom atendimento para os moradores do bairro Santa Emilia e da região. Essa é nossa vontade e também do prefeito Gilmar Olarte”, comento a secretária.
O viveirista da Prefeitura Antonio Andrade distribuiu mais de 900 mudas de árvores frutíferas e nativas. “Estamos atendendo com a distribuição de mudas de acordo com a necessidade de cada morador. Temos mudas para o quintal e também para as calçadas”.
O educador Afonso Barbosa, 43 anos disse que a ação é importante porque atende os mais necessitados. Na oportunidade levou para casa duas mudas para plantar no quintal. “Esta é uma boa oportunidade para levar uma muda para casa e contribuir para preservar o meio ambiente”.
Jane Santos do Nascimento, 23 anos, moradora do bairro Santa Emilia levou o filho Gustavo dos Santos, 5 anos, para fazer o corte de cabelo. “É uma ação muito interessante tem pintura, leitura e corte de cabelo para as crianças. O evento está bem organizado e todos os funcionários estão de parabéns pelo atendimento”.
A difusão do esporte também fez parte do cronograma do evento. O professor de Judô, Pedro Augusto Katsumata, 20 anos estava com os alunos fazendo demonstrações no tatame montado na quadra de esportes. “O Judô é um esporte saudável, e nos incentivamos as crianças a fazer. É um esporte que educa e tira as crianças das ruas. É muito divertido”, comentou o professor.
Aos 18 anos, o estudante, Wesley Morelli Mendonça foi até o evento para fazer o alistamento militar. “Minha irmã estuda na escola falou dos serviços que estão acontecendo. Eu aproveitei a oportunidade para fazer o alistamento e meu pai para tirar a segunda via de alguns documentos. Para nós da comunidade esses serviços são importantes porque são feitos aqui no bairro num dia que a gente está de folga. É social mesmo”, comentou.
A vendedora Carina Fortunato, 28 anos e moradora do bairro Rancho Alegre, próximo ao bairro Santa Emilia, levou a filha Gabrielli Fortunato de 12 anos para a consulta e atendimento odontológico. “Cheguei e já fui atendida. É uma ação muito boa e porque o atendimento reúne todos os serviços sociais que a gente precisa”, frisou.
O evento teve apoio da Guarda Municipal, Ouvidoria Geral do Município e apoio dos servidores municipais.
Fonte/Autor: Emidio Denardi