A filiação do prefeito afastado, Gilmar Olarte, e da esposa Andreia Olarte no PROS (Partido Republicano da Ordem Social) repercutiu nos bastidores politico de Campo Grande. Gilmar Olarte, até a sua nova filiação, em março deste ano, se manteve no Partido Progressista.
Para o ex-colega de partido, vereador Waldecy Batista Nunes, o Chocolate, do PTB, demonstra otimismo e diz estar confiante no retorno da dupla aos holofotes. "Os escândalos não foram provados até agora, por isso, são inocentes", disparou.
A ex-primeira-dama Andreia Olarte aparece bem mais cotada em relação ao marido pelos parlamentares e teve mais aprovação. "Por que ela não teria chance de ser candidata? Ela foi uma excelente primeira-dama e teve muito destaque nas suas ações enquanto permaneceu na administração", disse Chocolate.
Outro a comentar foi Ayrton Araújo, do PT. "Acredito que todo mundo tem chance para disputar às eleições. A Andreia, enquanto primeira-dama, participou de diversos movimentos e trabalhou na rede de assistência social e estava na mídia, sempre presente. Com isso, ela se destacou. Acredito que todos têm chance de disputar. No final, é o povo que vai decidir".