Alunos das escolas municipais e Centros de Educação Infantil já estão recebendo uniformes

Desde  segunda-feira (2), os alunos da Rede Municipal de Ensino (Reme) estão recebendo o kit de uniforme, distribuição que envolve uma logística complexa para que os 500 mil itens cheguem aos cerca de 100 mil alunos das 194 escolas e centros de educação infantil. São cinco equipes que nos próximos 25 dias vão percorrer toda as regiões urbanas, além das escolas rurais que ficam até a 100 quilômetros do centro da cidade, no distrito de Anhanduí, divisa com Sidrolândia e Nova Alvorada do Sul. Na manhã desta terça-feira, foram entregues os kits da Escola Coronel Antonino.

Uma das primeiras escolas a receber e distribuir os kits para os alunos foi a Elpídio Reis, no conjunto Mata Jacinto. O caminhão da Secretaria Municipal de Educação deixou 3.068 camisetas, 550 bermudas, 550 pares de tênis e o mesmo número de pares de meia. O lote é suficiente para atender aos 1.400 alunos. Cada estudante (critério adotado para o restante da rede) receberá duas camisetas e os que estudam do 1º ao 5º ano, terão o kit completo, que inclui bermuda e tênis.

Segundo a diretora Maria Cristiana, como neste ano só foram abertas 100 vagas para alunos novos, mais de 95% das crianças e adolescentes desde o início do ano letivo (no último dia 19 de fevereiro) já estão vindo uniformizadas. No ano passado, os uniformes foram entregues em agosto porque a gestão anterior não licitou a compra dos uniformes ao término de 2013.

Os primeiros a receber o kit de uniforme foram os alunos do 1º ano, crianças entre cinco e seis anos que, orientados pela professora, esperaram com paciência a vez de receber o seu material. Alguns alunos, como Maria Luiza, 5 anos, não se inibiram diante das câmeras e fez questão de posar exibindo “os presentes”, a camiseta, além dos pares de meia, tênis e a bermuda. A mesma desinibição foi demonstrada por sua colega de classe, Ana Clara Medina, de seis anos de idade.

Em outras duas escolas – Vanderlei Rosa de Oliveira, no Novo Maranhão e Hércules Maymone, no Nova Lima- os funcionários trabalharam parte da tarde de segunda-feira fazendo a separação dos uniformes por faixa etária. A diretora da Vanderlei, professora Ângela Maria de Oliveira, pretende fazer a distribuição a partir da quarta-feira, dia seguinte à reunião já programada com os pais. “É um bate-papo pra gente passar algumas orientações, como a importância da assiduidade e pontualidade dos alunos; zelar pelos livros didáticos para que possam ficar em boas condições de utilização no próximo ano letivo”, destaca a diretora. A Escola Vanderlei Barbosa de Oliveira tem 1.600 alunos. Recebeu 3.404 camisetas, 933 bermudas e mesma quantidade de pares de meia e tênis.

Os kits

A prefeitura investiu cerca de R$ 8,8 milhões na aquisição dos kits de uniforme, que neste ano seguem o mesmo modelo utilizado em 2014. Na roupa, as cores da bandeira da Capital compõem conjunto azul com detalhes em amarelo e vermelho e o brasão da cidade estampando a composição. No total, serão distribuídas 240 mil camisetas, 120 mil bermudas, 120 mil pares de meias e 60 mil tênis.

Facebook
Twitter
WhatsApp

Leia Também