Agetran realiza operação ”Volta as Aulas” e orienta pedestres e motoristas

A Agetran (Agência Municipal de Transporte e Trânsito) realizou na manhã desta segunda-feira (30) a Operação de Volta às Aulas em frente ao Colégio Montessori, na rua Abrão Julio Rahe – região central de Campo Grande. No local, pais e alunos receberam orientação sobre um trânsito seguro aos pedestres, estudantes e demais usuários da via.

Segundo Ivanise Rotta, responsável pela Educação no Trânsito da Agetran, o programa já tem mais de 10 anos e existe para lembrar os pais sobre a importância de se ter um comportamento adequado, principalmente, na porta das escolas. “Há um maior fluxo de pessoas, carros, e isto faz com que esse conflito possa ser um causador de acidentes. Então, vamos alertar os pais, lembrando o que eles já sabem: [a proibição] da fila dupla, uso de celular, desembarque no lugar adequado. E assim poderemos ter pessoas mais tranquilas e felizes para chegar em casa com segurança”, comentou.

Como o movimento é intenso na porta da escola, pode ser difícil conseguir vagas para estacionar em frente a saída, mas a fila dupla não é opção.

“Quando não houver um local para embarcar ou desembarcar, exatamente na porta da escola, eu posso embarcar na quadra seguinte ou logo ao virar a rua, pegando a criança pelo punho, perguntando como foi o dia do filho, tirando assim aquele estresse da correria de descer ou subir rápido no carro”, explicou Ivanise.

Na ação, o grupo teatral Clube do Setinha chamou a atenção de crianças e motoristas. Com roupas coloridas e acessórios, os atores orientaram os pequenos para a importância de fazer a travessia na faixa de pedestre. “Ensinamos a fazerem sinal com as mãos, ter certeza de que os carros pararam e, ao finalizar a passagem, a ser gentil e agradecendo”, contou a professora Renata Angelozi, 38, que participa do grupo teatral.

Estacionar em local proibido ou fazer a famosa fila dupla é cometer infração grave

Agentes de trânsito também estiveram no local e orientaram os motoristas. “Vamos observar o uso do cinto de segurança, se usam o aparelho celular, transporte de criança em aparelho adequado, e a fila dupla. Quem para em fila dupla comete infração grave, sendo punido com cinco pontos na carteira e multa de R$ 195,23. E quem estaciona em local proibido recebe quatro pontos e multa de R$ 130,16”, explicou a agente de trânsito Fernanda Costa.

Luciana Benites Cézar, 43, economista, buscou a filha de seis anos na escola e aprovou a ação da Agetran. “Quando eles estão em frente a escola, o trânsito flui mais, por isso penso que a ação devia ser diária. Aqui a fila é tripla, então, eu paro antes e venho andando porque tenho medo de acidentes”, comentou.


(Foto: Guilherme Pimentel)

Para Ademilson Marques, 39, vendedor, a ação é válida. “É útil porque evita transtornos para nós, pais, e para eles, as autoridades”, observou. “Acho que grande parte das pessoas não respeita as leis de trânsito e aqui, na frente da escola, o trânsito é intenso, tem fila tripla. Há muito desrespeito. Acho essa ação ótima”, opinou Luciana Paes de Andrade, 40, bióloga. A GCM (Guarda Civil Municipal) também esteve presente na ação.

Facebook
Twitter
WhatsApp

Leia Também