Advogado entra na Justiça Federal contra lista sêxtupla da OAB

Ação popular foi protocolada na Justiça Federal na tarde desta segunda-feira, 2 de maio, contra a lista sêxtupla para o cargo de desembargador para o Quinto Constitucional do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul. A lista tem causado polêmica desde a divulgação no dia 29 de abril.
 
O advogado Evaldo Correa Chaves entrou om a ação popular. Ele explica que decidiu ingressar com a medida pois acredita que todos os advogados filiados a Ordem dos Advogados deveriam votar nos nomes para compor a lista sêxtupla.
 
“A lista não deveria ser escolhida por um pequeno grupo. Sou contra essas coisas que estão acontecendo, que a mídia está divulgando sobre suspeita de fraude na votação. Não concordo. Não tenho interesse nenhum a não ser na lisura. Que a OAB seja pautada pela ética justa e perfeita”, disse.
 
A não indicação de Fábio Trad está causando polêmica desde o anúncio da lista sêxtupla na sexta-feira, 29 de abril. Durante a votação realizada pelo Conselho da Ordem dos Advogados do Brasil, o advogado Marcelo Barbosa Martins, ex-presidente da Ordem em 1988-1989, ficou inconformado com o resultado da eleição, que não contemplou de Fábio Trad. Martins suspeita que o ex-parlamentar estivesse sofrendo 'boicote' por determinado grupo.
 
O atual presidente da OAB/MS, Mansour Karmouche, é alvo de indignação de parte dos advogados de Mato Grosso do Sul. No fim do ano passado, profissionais, denunciando suposta "preferência" e "pressão" do atual presidente para um candidato específico à vaga de desembargador.
 
O presidente da OAB/MS, Mansour Elias Karmouche, divulgou nota oficial esclarecendo que o pleito seguiu todas a normas do edital e em conformidade com o provimento, de forma pública e democrática, na presença de todos os candidatos, advogados e público em geral, que assistiram a cena lamentável de forma consternada.
 
Durante o fim de semana, um abaixo-assinado foi criado pedindo que o Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul recuse a lista sêxtupla formada pela OAB/MS.

Foram escolhidos para compor a lista, por ordem de votos: Alexandre Bastos, com 31 votos; João Arnar Ribeiro, 27 votos; Honório Suguita, 27 votos; Gabriel Abrão Junior, 25 votos; José Rizlallah Junior, 23 votos; e Rodolfo Souza Bertin, com 17 votos. 

Facebook
Twitter
WhatsApp

Leia Também