Ação Municipal realiza exames e encaminhamento para realização de cirurgias de catarata

A Ação Municipal realizada no sábado (30/05), no Jardim das Macaúbas, encaminhou 60 pessoas para cirurgia de catarata. Os pacientes foram atendidos durante o evento, que ofereceu serviços a mais de duas mil pessoas. Os exames oftalmológicos atenderam 125 pessoas. 

A estrutura de atendimento foi montada na Escola Municipal Dr. Plínio Barbosa Martins, no Jardim Macaúbas e para atendimento de toda a população da região do Los Angeles. 

A Ação Municipal é realizado por órgãos da Prefeitura Municipal de Campo Grande e está em sua terceira edição. 

Além de diagnóstico, o serviço ofereceu o suporte para o tratamento, se diagnosticado com a catarata. O paciente agenda a cirurgia e receber o tratamento pós-cirúrgico. 

Catarata – Consiste na opacidade total ou parcial do cristalino, lente natural do globo ocular, que é responsável pela focalização da visão para perto e para longe. É a diminuição progressiva da visão, podendo ser congênita ou adquirida. A catarata atinge quase metade (46,2%) da população mundial com mais de 65 anos. Estima-se que no mundo cerca de 160 milhões de pessoas tenham esta doença, considerada a maior causa de cegueira evitável. No Brasil são dois milhões e surgem cerca de 120 mil novos casos ao ano.

Os sintomas mais comuns da catarata são: diminuição da acuidade visual, sensação de visão “nublada ou enevoada”, sensibilidade maior à luz, alteração da visão de cores e mudança constante da refração.

Ação Municipal – O evento é realizado duas vezes por mês, uma edição em cada região urbana. Na sua primeira edição, realizada no dia 18 de abril na Escola Municipal Consulesa Margarida Maksoud (região do Estrela D´Alva), foram registrados mais de 1,8 mil pessoas. Na segunda edição, que ocorreu na Escola Municipal Maria Tereza Rodrigues (bairro Santa Emília), foram mais de duas mil pessoas beneficiadas.

O evento oferece serviços como fotocópia de documentos, fotos 3×4, emissão de carteira de trabalho, RG e CPF, cartão SUS, atendimentos médico-odontológicos, alistamento militar, atendimento no programa DST/Aids, orientação para programas habitacionais, cortes de cabelo e estética facial.

Fonte/Autor: Denis Matos

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp

Leia Também