13 de feverreiro – Dia Mundial do Rádio

Hoje, 13 de fevereiro, comemora-se o Dia Mundial do Rádio, que é celebrado desde 2012, depois de uma declaração pela Unesco, em 2011. A data foi instituída em razão de que a 13 de fevereiro de 1946, a United Nations Radio – da Organização das Nações Unidas (ONU) – transmitiu pela primeira vez um programa, simultaneamente, para um grupo de seis países.

Antes disso, em 1916, o americano Lee De Forest havia instalado a primeira estação-estúdio de rádio difusão do mundo, transmitindo conferências, músicas clássicas e gravações diversas, para Nova Iorque e cidades próximas.

No Brasil, a rádio difusão sonora surgiu em 1922, no Rio de Janeiro – então Capital da República, no dia 20 de setembro, durante as comemorações dos 100 anos da Independência do Brasil, quando o discurso comemorativo do então presidente Epitácio Pessoa, foi transmitido para São Paulo, Petrópolis e Niterói.

Em abril de 1923, o pesquisador e professor Edgard Roquette Pinto e amigos, colocou no ar a PRA-2, a primeira rádio brasileira, sendo que ao da década de 20 do século passado, várias outras estações foram surgindo no País, com programações básicas de músicas e informação.

Em 1932, teve início a veiculação dos espaços comerciais, que possibilitaram a aquisição de melhores equipamentos e aumento de funcionários, que tornou o rádio o meio popular de informação, que viveu sua época de ouro entre os anos 30 e 40 e tendo influência na economia, na política, no campo social e nos aspectos religioso, cultural e educativo.

O rádio permanece sendo o meio de comunicação social que atinge as maiores audiências, continuando a adaptar-se às novas tecnologias e a novos equipamentos, com a transmissão online via streaming, por exemplo.

É um meio bastante útil para a população, seja como ferramenta de apoio ao debate e comunicação, na promoção cultural ou em casos de emergência social, tendo – também – papel de destaque no campo do jornalismo.

Foi através das ondas do rádio que foi possível acompanhar os principais acontecimentos históricos mundiais. Na atualidade – com a adaptação à era digital – continua a ser um importante meio de comunicação para a população, que recebe a informação na hora – uma das características mais positivas desse veículo midiático.

Tony Ueno apresenta o programa "Tudo Por Amor" das 20h às 22h – Radio Educativa 104FM
www.104fmonline.ms.gov.br (Ouça pela Internet Explorer)
Fone – 3318-3852 / (WhatsApp) 8175-8807
 

Facebook
Twitter
WhatsApp

Leia Também