Como ganhar uma eleição?

Mato Grosso do Sul

05/08/2019 09h40

Fizemos um apanhado com as 3 melhores dicas para quem já se fez a seguinte pergunta: “afinal, como ganhar uma eleição?” Colocando essas ações em prática, temos certeza de que você conseguirá ótimos resultados. Vamos lá?

1. Ouça o que os cidadãos têm a dizer

O primeiro passo para quem quer vencer uma eleição é ouvir o que os cidadãos têm a dizer. Só assim você conseguirá elaborar propostas que realmente tenham relação com os desejos dos eleitores e que chamem a atenção da população. Lembre-se de que o seu objetivo, ao se eleger, é servir ao povo, e são as vontades dele que devem ser atendidas.

Líderes
Uma ótima forma de entender o que o seu público deseja é entrando em contato com os líderes das comunidades e entendendo quais são as demandas deles e das pessoas com as quais se relacionam. Neste grupo, podemos citar, como exemplo: líderes de movimentos sociais, sindicalistas, empresários, líderes de movimentos estudantis, diretores de escolas, entre outros.



Essas pessoas, além de fornecerem informações relevantes sobre as demandas de suas categorias, também são influenciadores. Isto é, se você ganhar a confiança delas e mostrar que suas demandas serão atendidas caso você seja eleito, elas levarão outras pessoas a votarem em você, já que possuem seguidores fiéis, que acreditam em suas ideias.

Mas, é claro, só prometa aquilo que poderá, de fato, cumprir.

Cidadãos comuns
O contato com os líderes não exclui as interações com os cidadãos comuns. Uma forma de saber quais são os desejos, demandas e solicitações da população é contatar o maior número de pessoas possível.

E, uma maneira de ter acesso a essas informações, é realização de pesquisas porta a porta. Para isso, você pode contar com o INSTITUTO RANKING para fazer esse trabalho. É importante colher uma amostra de dados que seja significativa, então planeje com muita atenção, por exemplo, quais bairros serão abrangidos.

Escolha um número específico de bairros a serem visitados, selecionando aqueles que tenham características diferentes entre eles (por exemplo, 5 de classe baixa, 4 de classe média e 3 de classe alta). Depois, estabeleça uma meta de contatações para cada voluntário, considerando o número de votos que você precisa para ser eleito.

Nessas conversas, é claro, deve-se aproveitar a oportunidade para que o voluntário conte sobre o candidato e informe que suas solicitações serão consideradas no momento de elaborar propostas. Assim, a pessoa já sentirá que está sendo ouvida e poderá se interessar pelo político e por suas ações.

Outra forma de obter dados de cidadãos comuns é utilizando as redes sociais. Você pode pedir a opinião dos usuários nos comentários e até mesmo fazer transmissões de vídeo ao vivo, interagindo com os internautas. Ter um website e blog através do qual as pessoas possam entrar em contato também é uma ótima maneira de ouvir o que a população tem a dizer.    

Além disso, você pode organizar eventos e marcar palestras ou bate-papos para conversar com a população, o que mostrará que você tem proatividade e desejo de ouvir os cidadãos.

2. Conte com o máximo de colaboradores possívelNeste guia completo sobre planejamento de campanha política, falamos sobre os membros que compõem o time de um político em campanha, como coordenador geral, de pesquisa, de marketing, financeiro, entre outros.

No entanto, a equipe de colaboradores não se resume apenas a isso. Se você quer saber como ganhar uma eleição, você deve entender o seguinte: o contato com as pessoas é a sua maior riqueza!

Os próprios líderes que citamos no item anterior são indivíduos que podem virar seus aliados e contribuir como voluntários em sua campanha. Além disso, contar com seus familiares e amigos é uma ótima opção para aumentar o alcance de suas propostas e ações.

Faça uma lista com todas as pessoas que podem contribuir de alguma forma e que podem ajudar a disseminar seu nome, suas ideias, seu número, entre outros. Quanto mais gente houver falando sobre você, maiores serão as chances de você atingir um número significativo de eleitores!  

3. Invista em estratégias de marketing eleitoral



Está aqui um item que você não pode ignorar de jeito nenhum. Se você quer saber como ganhar uma eleição, o marketing eleitoral é indispensável.

Vamos resumir o que é mais importante:

Personalize a sua comunicação
Políticos que falam frases genéricas e se direcionam a todos seus eleitores da mesma forma já começam perdendo pontos. Se você quer um diferencial em relação aos seus concorrentes, é necessário personalizar a sua comunicação.

Com isso, seu eleitor sentirá que realmente você se importa com ele e depositará sua confiança em você. Uma forma de fazer isso é com o envio de emails e SMS, que são ferramentas de marketing direto (ou seja, direcionado a um destinatário específico, de forma segmentada e mensurável).

Isto é, com essas ferramentas você pode fazer um contato individual com o eleitor, enviando um conteúdo específico para ele e que tenha relação com os interesses dele, registrados em seu banco de dados.

Isso sem contar que, após enviar o conteúdo, você pode saber se o destinatário recebeu a mensagem, se a abriu ou se clicou em algum link, por exemplo.

Aposte em uma comunicação bilateral
Outro fator indispensável é apostar em uma comunicação bilateral. Ou seja, não é só você quem irá falar para o público, como nas mídias tradicionais (jornais, outdoors, panfletos, rádio ou TV, por exemplo).

Na verdade, você irá falar com o seu público e ele irá falar com você também. O próprio email é uma ferramenta que permite isso, já que os destinatários podem responder às mensagens que você enviar.

Outras maneiras de estabelecer uma comunicação bilateral com os cidadãos é fazendo uso de redes sociais como o Facebook, Twitter e Instagram, nas quais os usuários podem deixar comentários e se manifestar sobre os mais diversos assuntos.

Marque presença diariamente nas mídias
Se você quer saber como ganhar uma eleição, anote esta dica: a frequência é importante! Sim, você quer realmente fixar seu nome, seu número e suas propostas na cabeça do eleitor, então você não pode deixar que ele se esqueça de você!

Após escolher quais mídias você utilizará em sua campanha, defina um cronograma com as postagens que serão realizadas em cada dia da semana. Fazer duas postagens diárias no Facebook, durante os 7 dias da semana, por exemplo, é um bom começo para quem quer marcar os internautas.

Não se esqueça de designar membros da sua equipe para realizarem esse trabalho, lembrando que os responsáveis por esse tipo de ação são, geralmente, pessoas que trabalham com marketing, redação e design.

Bônus: crie o seu planejamento



É claro que, antes de colocar estas dicas em prática, o primeiro a ser feito é ter um bom planejamento e definir qual será sua estratégia de campanha eleitoral.

Esperamos que tenha gostado deste texto e que você tenha uma visão mais clara sobre como ganhar uma eleição. 

Entre em contato conosco! Nossos consultores estão sempre à disposição para tirar qualquer dúvida.

INSTITUTO RANKING PESQUISA

Contato: (67) 9 9968-0055 
E-mail: [email protected]
Voltar ao Topo