Um é pouco, dois é bom e três pode ser melhor ainda!

Com o avanço do franchising no Brasil e com as perspectivas de crescimento da economia brasileira, uma nova tendência começa a surgir: multifranqueados. O formato, que já é comum fora do Brasil, começa a ter relevância no país por oferecer vantagens para franqueados e franqueadores. Como consequência, muitas dúvidas aparecem para quem já é dono de uma franquia. É hora de ter uma segunda franquia? Marca nova ou mais uma unidade da mesma marca? Vou ter tempo para gerenciar mais de um empreendimento? Escolho o mesmo setor ou invisto em setores diferentes?

Para entender melhor as possibilidades dessa modalidade é necessário um extenso trabalho de pesquisa, análise e planejamento. O primeiro ponto é entender qual o nível de maturidade do franqueado. Por mais que a franquia esteja dando um alto retorno para o franqueado, é preciso avaliar se ele já tem capacidade para se dedicar, tempo para a implementação de outra franquia e capital suficiente para o segundo investimento. Pois, a dedicação parcial e os gastos precipitados podem resultar no fracasso, não só do segundo, mas também do primeiro negócio. Ao observar a sua capacidade financeira é fundamental analisar o tempo de operação, já que , não é possível ter certeza da estabilidade de um empreendimento com pouco tempo de atuação, visto que, muitos negócios estão sujeitos a sazonalidade.

Além disso, um passo indispensável é entender os fatores que contribuíram para o sucesso da primeira franquia, para que as próximas escolhas também sejam acertadas. O comportamento de cada ponto de venda pode se mostrar singular conforme o  público que frequenta a unidade. Após confirmar a possibilidade financeira e a maturidade para o segundo investimento, é essencial considerar a capacidade de tempo e gestão. Ao adquirir uma segunda franquia, você certamente demandará menos tempo para aprender a gerenciar a nova unidade, já que a experiência adquirida vai te ajudar a entender os processos.

Com isso, é preciso avaliar o quadro de funcionários que já existe e pensar na possibilidade que aquelas pessoas têm de gerenciar os processos, dado que será necessário delegar tarefas e despender mais tempo na gestão. Isso poderá acontecer com mais facilidade em um empreendimento que já tem maturidade, pois o segundo negócio demandará tanta atenção e disposição quanto o primeiro.

Outra pergunta recorrente é a opção por novas marcas ou permanecer trabalhando com a que já tem experiência. Não existe uma fórmula pronta, mas o relacionamento com a franqueadora é um ponto crucial. Compreender se existe demanda para uma nova franquia da marca, os territórios disponíveis e movimento em inovação que a franqueadora vem apresentando são pontos primordiais para a tomada de decisão. E mesmo escolhendo essa opção, nada garante que você irá trabalhar com os mesmos públicos, e nem com os mesmos produtos, por exemplo.

Ao optar por uma franquia de uma nova marca, os valores, a cultura empresarial, o modelo de negócio e a administração da franqueadora devem estar em consonância com as expectativas do futuro franqueado. Mas impedimentos contratuais também devem ser estudados, principalmente se a nova marca pertencer ao mesmo segmento da anterior. Com a escolha desse modelo, diversas vantagens são oferecidas para o franqueado e uma das principais é o conhecimento sobre o franchising.

Para quem pretende continuar com a mesma marca, também existem incentivos como: o perfil já foi aprovado, o franqueado já conhece a rede, o treinamento inicial e o suporte oferecido por ela, possibilitando  a negociação de taxas, por exemplo; o franqueado se identifica com o negócio, conhece as necessidades de escolha de ponto e o mercado. Mas o franqueado não é o único beneficiado.

Esse tipo de perfil de investidor tem sido bastante almejado por empresas franqueadoras. Pois, são pessoas que conhecem o franchising, conhecem o papel das partes, facilitam o ganho por escala e ainda possibilitam a negociação com os fornecedores, gerando benefício para outros franqueados da rede. Nem todo empresário tem perfil para ser um super franqueado. Porém, quem tem essa característica é obstinado pelo crescimento da rede, domina os processos e mantém a operação focada em resultado. Essas pessoas são peças fundamentais para o crescimento rápido e sólido das redes.

Manter franqueados multimarcas e multifranqueados entre os empreendedores da rede é um ótimo negócio. Os franqueados detentores de mais unidades dominam os processos de gestão, contribuem para inovação nas  empresas, tornam a operação mais enxuta e sabem tomar decisões estratégicas com mais segurança e habilidade. Eles são empreendedores com foco extremamente profissional e contribuem muito para o aprimoramento constante do sistema.

O crescimento do franchising é resultado de esforços conjuntos entre franqueado e franqueador. Exige compromisso com o trabalho, disposição e capacidade de gestão de processos e pessoas. O cenário é favorável para quem deseja começar o novo ano com disposição para crescer profissionalmente. Investir em uma franquia pode ser uma ótima oportunidade para alavancar na vida financeira este ano, em que as taxas de juros tendem a cair e os investimentos financeiros estão extremamente voláteis. Investir em várias franquias seguramente é o caminho para reduzir ainda mais o risco e ampliar os ganhos.

Lucien Newton é especialista em franquias com mais de 20 anos de experiência no setor. VP de Consultoria do Grupo 300 Ecossistema de Alto Impacto, já formatou mais de 600 projetos. Além disso, atua como professor na Especialização em Gestão de Franquias, ministrando a matéria Expansão & Vendas de Franquias, na PUC Minas. Dentre suas principais experiências estão a passagem pela expansão da Localiza, tendo sido premiado como um dos 20 executivos mais influentes do franchising. Como consultor, influenciador e palestrante, ele tem ajudado empreendedores a alcançarem o sucesso no mundo das franquias.
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