Por que fazer pesquisas eleitorais?

13.01.2020

Foto: Reprodução

É muito comum a divulgação pela mídia de pesquisas de opinião em ano de disputas eleitorais.

Os resultados fornecem ao público, em geral, um panorama da disputa para cargos eletivos, que alimentam as torcidas dos candidatos, de um lado, e, de outro, movem as estratégias dos partidos e candidaturas.

A verdade, no entanto, é que nem toda pesquisa eleitoral ganha as páginas dos jornais e sites, as ondas do rádio e a tela da TV. Na verdade, o público não tem conhecimento da maior parte dessas pesquisas, cujo teor é, basicamente, qualitativo e estratégico.

Insights

Um dos maiores erros dos candidatos é não saber as necessidades da população. Não adianta se preocupar com a imagem que você quer passar se não considerar em momento algum as pessoas mais importantes desse cenário: os eleitores.

A preocupação genuína em resolver os problemas da sua cidade não é suficiente se você não souber o que precisa ser feito. É preciso mais do que apenas os “achismos” do candidato e da sua equipe para resolver as demandas de maneira eficiente.

Um candidato envolvido com os movimentos políticos da cidade também precisa consultar dados para saber quais as demandas do município como um todo, já que é praticamente impossível conhecer e conversar com um número satisfatório de pessoas e saber das suas opiniões.

O grande diferencial da pesquisa é, além de coletar uma amostra das opiniões da população, poder organizar e visualizar os dados de maneira simples e completa para gerar os insights (Idéias) necessários na hora de pensar uma campanha eleitoral.

Fornecer dados confiáveis para a campanha política

Uma campanha política precisa de dados para ser estruturada com precisão. Decisões tomadas sem embasamento pode ser um desperdício de tempo e dinheiro, ambos muito escassos em época de eleição. Para que todos os recursos sejam investidos exatamente onde são mais necessários é imprescindível que as decisões sejam tomadas com base nessas informações confiáveis.  

Além disso, os dados provenientes de uma pesquisa de acompanhamento durante o período eleitoral nos indicam se a campanha está indo pelo caminho esperado ou não, o que permite pensar em mudanças e corrigir as ações em tempo hábil.

Os dados só podem ser considerados confiáveis se a pesquisa for conduzida por profissionais competentes, considerando amostras significativas e um processo de pesquisa bem feito. Conversar apenas com um grupo específico de pessoas não vai mostrar a realidade da cidade e pode atrapalhar a formulação das estratégias de campanha.

Ajudar na tomada de decisões estratégicas

As decisões estratégicas para a campanha ficam mais simples quando entendemos o contexto de cada cidade e o que os cidadãos estão pensando sobre os candidatos. Com essas informações em mãos é possível decidir qual decisão tomar sobre quais as necessidades mais urgentes da população e como atendê-las com maior eficiência.

Propagandas que custam muito dinheiro de campanha podem ser otimizadas quando sabemos exatamente com quem queremos falar e como fazer isso para obter os melhores resultados. As pesquisas podem nos mostrar qual é o principal meio de comunicação que os eleitores usam para se manterem informados.

Gerar insights para as propagandas eleitorais

Ao receber os resultados da pesquisa, a equipe de propaganda pode usar as repostas de algumas perguntas como “o que os cidadãos apontam de positivo na imagem do candidato?” para explorar essa característica durante a campanha, trabalhando para melhorar a imagem que o político já cultivou entre os eleitores.

Usar as mesmas palavras que os cidadãos usaram nas respostas também ajuda na hora de escrever textos de campanha porque cria um nível de proximidade maior com a sociedade, tornando o candidato mais acessível.

Algumas informações que surgem nas pesquisas não inesperadas e quando bem aproveitadas podem ser uma ferramenta importante para a campanha.

Conhecer a população da sua cidade

No final as pesquisas acabam servindo como uma ferramenta para conhecer a população, o que ela pensa, como está se sentindo em relação à política e à cidade, o que eles pensam que pode ser feito para melhorar e o que está sendo realizado corretamente.

Conhecendo as pessoas e ouvindo o que elas têm a dizer fica mais fácil pensar no que fazer para que elas confiem seu voto em um candidato.

Por meio das pesquisas é possível descobrir com quais sentimentos os eleitores mais se identificam e por que, como eles vêem outros políticos em nível estadual e federal para saber se vale a pena fechar alianças e seguir uma linha de governo parecida ou se essa abordagem não funciona para os cidadãos.

Pesquisas de opinião são a sua melhor ferramenta para conseguir fazer uma campanha que faça sentido e que seja adequada para o contexto em que você está inserido. 

A importância das pesquisas eleitorais vem crescendo entre nós. Ao mesmo tempo, aumenta a confiança do eleitorado nas informações divulgadas. Esse crescimento se deve à elevação do nível de qualidade do trabalho desenvolvido pelos institutos. As pesquisas eleitorais são um meio útil à tomada de decisões. No Mato Grosso do Sul, o Instituto Ranking foi a que mais acertou os resultados nas eleições de 2018.

Não deixe de conferir a nossa fan-page: 
https://www.facebook.com/rankingpesquisa

Pesquisas realizadas:
https://diariomsnews.com.br/noticias/eleicoes-2020 

Boa campanha!

Conte com a gente:


INSTITUTO RANKING PESQUISA

Contato: (67) 9 9968-0055 

E-mail: [email protected]

Fonte: CP2/Ranking Comunicação e Pesquisa

Eliezer David

"O Velho Lobo"

VOltar ao Topo

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Envie sua notícia

(67) 99968-0055

© 2019 Diário MS News. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.
Livre reprodução, transmissão ou redistribuição dos conteúdos sem edição. Pede-se a citação do crédito.

Site desenvolvido por: