Por que aprender a se comunicar melhor é importante para a sua vida pessoal e profissional?

11.01.2021

Foto: Reprodução/

Já aconteceu com você de falar algo para uma pessoa e ela entender tudo diferente?

Você tem noção de quantos conflitos são gerados por mal-entendidos, suposições e interpretações?

Como é frustrante falar e não ser compreendido, começar uma conversa e virar aquele jogo de acusação no qual um culpa o outro, gritarias, confrontos, ataques, brigas...

De um outro lado, existem aquelas pessoas que ficam caladas e engolindo tudo.

Se você se identificou com alguma destas situações, e não aceita mais isso, está na hora de tomar uma decisão a seu favor, aprendendo mais sobre a sua Comunicação.

Nós vivemos em sociedade, nós nos relacionamos com pessoas... E a forma como você se comunica define a qualidade dos seus relacionamentos, seja, você: com seu marido, com sua esposa, filhos, amigos, chefe, colegas de trabalho etc. O poder da palavra é imenso, com ele você pode construir, criar ou destruir.

Os conflitos acontecem e eles vão existir, fazem parte da vida, no entanto, é possível aprender a reduzi-los e lidar com eles de uma forma melhor e mais saudável.

É possível evitar brigas, lidar melhor com os confrontos, estabelecer relações de confiança por meio de diálogos mais verdadeiros e empáticos, falar e aumentar as chances de ser ouvido, falar dos seus sentimentos, escutar para compreender o outro, lidar melhor com emoções difíceis e aprender a dizer não, ou seja, colocar limites.

Aprender também a se sentir mais do seu lado e ser o seu melhor amigo é fundamental, talvez por muitas vezes, mesmo sem perceber, você possa ter se posicionado como o seu maior inimigo por meio dos seus julgamentos, sabe aquelas vozes de crítica que você ouve de si mesmo? Estas vozes críticas são altamente destrutivas, elas não têm compreensão... e se você der atenção a elas, acabam jogando você para baixo e vão impedi-lo de usar o seu potencial máximo. No momento em que você passa a se olhar com mais bondade, compaixão e sem julgamentos, escolhendo ter uma escuta mais gentil consigo mesmo, naturalmente você se relacionará bem com o outro e com certeza o ambiente em torno será muito mais favorável para uma boa convivência.

Existe um caminho para este aprendizado, um passo-a-passo, por meio dos princípios da Comunicação Não-Violenta, e isto poderá mudar a sua vida para muito melhor, afinal ter melhores conversas com certeza vai gerar resultados mais satisfatórios para a sua vida como um todo.

Este conceito foi criado por Marshall Rosenberg e vai ajudar você a fazer uma mudança na sua percepção, na sua forma de enxergar e convida você para uma transformação na sua forma de agir.

Comunicação Não-Violenta – thelanguageoflife – a linguagem da vida!

Fonte: Ana Paula Batistute

Ana Paula Batistute

Ana Paula Batistute

Consultora de Desenvolvimento Humano e Organizacional.

Especialista em Comunicação Não-Violenta.

 

Eu ajudo as pessoas a se conectarem com sua essência por meio da comunicação e se superarem para ser, fazer e ter uma vida mais plena e com mais resultados.

VOltar ao Topo

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Envie sua notícia

(67) 99968-0055

© 2019 Diário MS News. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.
Livre reprodução, transmissão ou redistribuição dos conteúdos sem edição. Pede-se a citação do crédito.

Site desenvolvido por: