Chegou 2021, você já sabe o que você quer para este novo ano?

04.01.2021

Foto: Reprodução/

2020 foi um ano inesperado, repleto de desafios e muitas mudanças. Chegou 2021 !!!

E com ele, chega também o desejo de construir um novo ano, novas esperanças e novas resoluções e para isto é necessário definir: o que é importante para você? Saber disto é fundamental porque ao se deparar com fatores externos e com o que você não controla, com certeza, haverá forças para continuar e levar este desejo/sonho ou objetivo a diante para que ele se realize, seja resignificando, recalculando uma nova rota ou, nesta caminhada, até encontrando uma possibilidade melhor não antes imaginada.

Afinal, o que você quer ou o quer melhorar para este ano? Relacionamento, trabalho, família, saúde, financeiro, espiritualidade, lazer etc.

Vamos imaginar que você queira uma renda extra ou abrir um pequeno negócio. Neste momento que você definiu o que você quer, você irá buscar dentro de si aquilo que você é bom e que talentos tem. Supondo que na sua época de escola você costumava fazer pé-de-moleque com leite condensado para vender nas festas juninas para arrecadar dinheiro e era um sucesso. Talvez isto poderá ser um ponto de partida para começar a fazer pé-de-moleque ou um outro doce, e então, divulgar nas redes sociais para vender, informar aos amigos e conhecidos, oferecer para mercados/restaurantes, fazer parcerias com motoqueiros para entrega, colocar no ifood etc... Este pode ser um modelo simplista que você poderá adaptar para a sua realidade. Identificar e listar estes pequenos passos a serem dados para ir na direção deste novo projeto é fundamental. E quando falo de pequenos passos, isto tem a ver com pequenas decisões diárias que você irá escolher fazer para realizar este objetivo, que aqui no caso era ganho de uma renda extra ou abertura um pequeno negócio.

Pensando agora numa outra situação, você quer ser uma pessoa mais saudável e eliminar peso, então a partir disto você irá se propor a algumas atitudes: buscar comer alimentos mais naturais e saudáveis, comer na hora certa, cuidar da quantidade, tomar 2l de água por dia, fazer atividade física nem que seja assistindo tutoriais pela internet etc.

Independentemente se você já fez isto e deu errado no passado, agora é um novo momento! O convite aqui é fazer diferente, com mais consistência, de poder resignificar ou começar de novo e agir. O que normalmente acontece quando se entra nesta fase de execução é você se auto sabotar, começar a se criticar, começar a falar para si que nada dá certo, ou que você já fez e deu errado e você é culpado, ou que você não sabe fazer... pensando assim a coisa não vai andar mesmo! E é nestas horas, que você precisará se colocar do seu lado, de aprender a se acolher, de ser seu melhor amigo, em vez de ficar jogando estas críticas/vozes em cima de você. Parar também de criticar o outro, falar que o outro é culpado também não irá adiantar... é preciso sair deste jogo de acusação, de quem está certo e de quem está errado. Criticar ou ficar reclamando da situação, colocar a culpa na pandemia também não irá adiantar, é fato que é um momento delicado e de muita dor, no entanto é importante ver o que é possível fazer diante disto e que está no seu controle. Agindo assim com certeza você elevará a sua força e sentirá mais autoconfiante e seguro para concretizar o seu desejo.

E agora, focando naquilo que você quer, que pequena decisão diária você tomará para se aproximar cada vez mais do seu objetivo e chegar no final de 2021 se sentindo realizado com o que se propôs?

Lembre-se, à medida que for caminhando na direção do que você quer, procure anotar, porque com estes registros em mãos você poderá mensurar o seu progresso, o que deu certo e o que deu errado e fará os ajustes necessários momento-a-momento.

Que neste novo ano você siga em frente com força e coragem para que seja um ano com muitos motivos para comemorar! Feliz 2021 !!!!

Fonte: Ana Paula Batistute

Ana Paula Batistute

Ana Paula Batistute

Consultora de Desenvolvimento Humano e Organizacional.

Especialista em Comunicação Não-Violenta.

 

Eu ajudo as pessoas a se conectarem com sua essência por meio da comunicação e se superarem para ser, fazer e ter uma vida mais plena e com mais resultados.

VOltar ao Topo

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Envie sua notícia

(67) 99968-0055

© 2019 Diário MS News. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.
Livre reprodução, transmissão ou redistribuição dos conteúdos sem edição. Pede-se a citação do crédito.

Site desenvolvido por: