A habilidade de gerenciamento de conflitos talvez seja uma das habilidades mais importantes no século XXVI.

Hoje dá até medo tocar em alguns assuntos, afinal conversar com quem tem opiniões muito diferentes das nossas nunca foi uma tarefa muito fácil. Vira e mexe nos deparamos com situações onde tem aquele “chato” que todo mundo reclama, pessoas irredutíveis nas suas colocações, colega de trabalho inconveniente, aquele clima familiar pesado, ataques, contra-ataques, brigas, discussões ou uma total falta de paciência para falar com aquele que pensa muito diferente.


E a pergunta que não se cala é: como lidar com estes conflitos e desenvolver formas que irão encurtar este caminho e nos conectar melhor uns com os outros?


O conflito irá aparecer em qualquer área da nossa vida, é um campo de possiblidades, todos temos que praticar o conflito diariamente, gostando ou não, a questão não é sair do conflito, é ver o que estamos praticando.


Muitas pessoas associam conflito com tensão, perspectivas diferentes, oportunidades, alívio, informação, desordem, desgaste, ansiedade, perda de oportunidades, perda de relacionamentos etc… ele pode ser visto como algo negativo e, em determinadas situações, como algo positivo.


Os conflitos são inevitáveis, no entanto poderemos optar por conflitos construtivos. Nós não podemos mudar as pessoas e não podemos mudar algumas situações, o que podemos mudar, é o que nós iremos fazer, enfim escolher ações que nos abram novas oportunidades, pois os conflitos podem também nos dar oportunidades de falar do que é importante para nós.

Por meio de uma escuta mais empática e uma postura de curiosidade com relação a colocação do outro, buscando escutar para compreender, possamos encontrar um caminho para estabelecer o diálogo e criar conexão, pois o mundo precisa de mais pessoas que transformem muros em pontes.

Ana Paula Batistute

Consultora de Desenvolvimento Humano e Organizacional

Especialista em Comunicação Não-Violenta

www.icfbrasil.org/icf/codigo-de-etica

(67) 9 9963-4160

Facebook
Twitter
WhatsApp

Leia Também