150 anos de Santos Dumont são homenageados em emissão postal   

Os Correios lançaram, nesta quinta-feira (20), a Emissão Postal Comemorativa dos 150 anos do nascimento de Alberto Santos Dumont, o Pai da Aviação. Com o sesquicentenário de Dumont, os Correios trazem à memória dos brasileiros, por meio da filatelia, a importância deste herói que levou o nome do Brasil a todos os lugares e é celebrado até hoje em todo o mundo como fonte inspiradora de invencionismo. Além da cidade Santos Dumont/MG, a peça filatélica está sendo lançada simultaneamente em Petrópolis/RJ, Ribeirão Preto/SP, Guarujá/SP e Porto Velho/RO. 

Alberto Santos Dumont nasceu em 20 de Julho de 1873, na cidade de Palmira, hoje município mineiro Santos Dumont. Foi aeronauta, esportista, autodidata e inventor brasileiro. Projetou, construiu e voou os primeiros balões dirigíveis com motor a gasolina. Esse mérito lhe é garantido internacionalmente pela conquista do Prêmio Deutsch em 1901, quando em um voo contornou a Torre Eiffel com o seu dirigível Nº 6, transformando-se em uma das pessoas mais famosas do mundo durante o século XX.  

Carlos Gomide, diretor do Museu Casa de Santos Dumont, explica ainda no edital de lançamento que o título de responsável pelo primeiro voo num avião, atribuído por brasileiros a Santos Dumont, é disputado com outros pioneiros. Porém, Santos Dumont conseguiu realizar o primeiro voo mecânico, com o 14-Bis, tendo sido a primeira atividade esportiva da aviação a ser homologada pela FAI – Federação Aeronáutica Internacional. Assim, ficou provado que o ser humano poderia voar com um aparelho mais pesado que o ar, utilizando seus próprios meios.   

“Santos Dumont é uma inspiração para jovens a adultos em todo o mundo, não só pelo aspecto de inventor, mas pela vida em família, pelas inovações e, sobretudo, por dar à humanidade a capacidade de voar, pois até hoje sua invenção continua sendo usada por companhias aéreas de todo o planeta”, destaca Gomide.  

O selo – A emissão postal é formada por três selos e mostra a vida de Santos Dumont que, em representação pouco usual, sorri entre seus projetos. O bloco postal inicia a trajetória do inventor trazendo tanto a casa onde nasceu (Fazenda Cabangu, em Santos Dumont/MG) como também aquela que projetou para si (A Encantada, Petrópolis/RJ). Sua criatividade é representada pelo colorido diverso e por duas de suas frases que, como o texto principal, são escritas simulando sua caligrafia. Ao mesmo tempo em que o menino antevê o voo de braços abertos e com sapatos desamarrados que remetem a Hermes, o adulto no 14-Bis recorda o sonho. A cidade de Dumont, onde cresceu, está no cafezal que abriga seres voadores. Há alusões ao relógio de pulso e aos aplausos que recebeu em vida. A arte de Cordeiro de Sá utilizou a técnica de ilustração digital.    

Com tiragem de 15 mil blocos com 3 selos e valor unitário de 2º Porte da Carta (R$ 3,40) cada selo, o bloco estará disponível para venda na loja virtual e, em breve, nas principais agências dos Correios. 

Assessoria de ImprensaCoordenação de Comunicação
Facebook
Twitter
WhatsApp

Leia Também