Por conta das festividades no fim do ano, o Hemosul (Centro de Hematologia e Hemoterapia de Mato Grosso do Sul) está com o estoque em baixa. As doações de sangue tipo O+ (positivo) e O- (negativo) caíram 30%. Por conta da situação, a direção do Hemosul está convidando a população que para aproveitarem o período de férias para doar sangue.
Conforme Marina Sawada Torres, gerente-técnica do Hemosul, todo ano a situação é a mesma porque as pessoas preferem aproveitas as festas e não reservam tempo para doar sangue. Por isso, a instituição busca apoio em grupos de jovens, de colegas de trabalho, associações para manter os estoques estratégicos. “Estamos recebendo cerca de 70 doadores diariamente, porém o ideal seria 120. Estamos com o estoque baixo e no fim do ano é quando os hospitais mais precisam”, explica a gerente.
Aproveitando as férias e a vontade de fazer o bem antes do Natal, Elisangela Scheidt, 42, chegou ao Hemosul acompanhada de toda família.
“A gente fica protelando e acaba não arranjando um tempinho para fazer o bem. Mas, hoje eu vim graças ao meu marido que já é um doador e me incentivou e a minha mãe”, disse.
Acompanhando a filha, Gladis Regina, 60, mesmo estando na idade limite diz que não podia perder a oportunidade de fazer a doação. “Eu nunca tinha tempo e hoje resolvi vir com a família, e saber que ainda poderei ajudar aos 60 anos, é muito gratificante”.
Além do Hemosul, Capital tem bancos de sangue na Santa Casa e Hospital Regional
Quem deseja ser um doador, pode procurar os bancos de sangue localizados na Santa Casa de Campo Grande, Hospital Regional e Hemosul.
É preciso ter entre 16 e 69 anos, pesar mais de 55 kg e ter boa saúde, não usar medicamento controlado e nem ter ingerido bebida alcoólica nas últimas 12 horas.
No dia da doação, é importante estar bem alimentado. Para doar, basta ter documento de identificação com foto (RG, CNH ou carteira profissional) no ato do cadastro.
Serviço – Informações podem ser obtidas no telefones (67) 3322-4126 ou (67) 3312-1539.