Morada dos Baís terá café, cinecult, salas e palco para atrações culturais

Morada dos Baís, na Avenida Afonso Pena, em Campo Grande, passará a receber as atrações culturais que o Sesc traz à Capital. Assinado no último dia 6 de março, o documento que autoriza o uso do espaço pelo Sesc foi firmado entre a instituição, a Fundac (Fundação Municipal de Cultura) e a Sedesc (Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Turismo e Agronegócio).

O assunto gerou polêmica nessa terça-feira e fez com que vereadores cobrassem explicações da Fundac e da Prefeitura. Como a parte tombada não terá estrutura alterada, de imediato Prefeitura e Sesc já estão prevendo a reforma e que o espaço abra para funcionamento ainda este mês de março. 

Hoje a Morada dos Baís se resume à saída e comercialização do City Tour e às exposições temporárias da Fundac, mas nada que movimente a cultura no local.

Ao Lado B, a superintendente do Turismo, Maria do Carmo Portocarrero Petelinkar, explica que o projeto de obra vai contemplar o anexo dos fundos, área que não é tombada e que até dezembro de 2013 pertencia à Abrasel (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes), também através de um convênio de gestão compartilhada.

"Naquela área, onde não é tombado, será construído um café-escola, onde profissionais, principalmente jovens, vão passar por capacitação. Vai atender também cursos de confeitaria, barman", descreve a superintendente.

A casa em si, a Morada dos Baís, não será mexida. São ao todo 10 salas que comportam o Museu Lídia Baís e exposições temporárias da Fundac e que passarão a receber salas para oficinas de pintura, desenho e um cine cult com capacidade para 40 pessoas.

"Na parte da frente, o Sesc que já adquiriu parte do acervo da Lídia Baís, vai completar o museu e melhorar a preservação", completa Maria do Carmo.

Facebook
Twitter
WhatsApp

Leia Também