Estudantes de escolas públicas de Dourados e região podem se inscrever no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica para o Ensino Médio (PIBIC-EM), promovido pela Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). O programa oferece bolsas no valor de R$ 300,00 mensais para que os jovens participem de atividades de pesquisa científica, sob a orientação de professores da universidade.
As bolsas terão vigência de 1º de setembro de 2025 a 31 de agosto de 2026, e os estudantes precisam desenvolver atividades práticas e teóricas, cumprindo oito horas por semana. A previsão é de que sejam concedidas mais de 40 bolsas. A seleção dos bolsistas será feita com base na média das notas escolares, classificando os candidatos em ordem decrescente de pontuação. Os estudantes não selecionados inicialmente ficarão em lista de espera.
A iniciativa tem como objetivo aproximar os jovens da universidade e despertar o interesse pela ciência, contribuindo para o desenvolvimento de competências e valores ligados à pesquisa científica e tecnológica. Além disso, os bolsistas têm a chance de conhecer melhor o curso que pretendem seguir no vestibular.
Uma experiência transformadora
Para a estudante Yasmin Vitória Targino Bispo, do 2º ano do curso técnico em Administração do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS), participar do PIBIC-EM tem sido uma oportunidade única. Orientada pelo professor Fernando Miranda, Yasmin integra um grupo de pesquisa que estuda diferentes aspectos da produção de ovinos da raça pantaneira.
“É uma chance de conhecer o ambiente universitário de verdade. A gente aprende muito, mesmo ajudando em coisas pontuais. Eu recomendo para todos os colegas que quiserem entender como funciona a universidade,” conta Yasmin. Mesmo enfrentando desafios com o transporte – nos dias de atividade prática, ela precisa pegar seis ônibus para ir da escola à universidade e voltar para casa –, Yasmin garante que o esforço vale a pena. Ela pretende cursar Engenharia Civil, mas tem se interessado bastante pelas atividades nos grupos de pesquisa das áreas de Zootecnia e Engenharia de Alimentos.
O professor Fernando Miranda já orientou seis estudantes do ensino médio no PIBIC-EM. Ele destaca que a experiência é mais sobre aproximação do ambiente universitário do que sobre produção científica propriamente dita. “Esses alunos não fazem uma pesquisa completa como na graduação ou no mestrado. Eles acompanham os pesquisadores mais experientes, ajudam em algumas tarefas e vão se familiarizando com os laboratórios, com os experimentos, com o próprio dia a dia da universidade”, explica Fernando. Como pai, ele acredita que todos os adolescentes deveriam ter essa vivência antes de escolher um curso superior. “A universidade tem muito a oferecer. Se os jovens conhecessem isso antes, poderiam fazer escolhas mais conscientes para o futuro.”
Como se inscrever
As inscrições são gratuitas e devem ser feitas até 10 de julho de 2025, pelo formulário eletrônico disponível no link: https://forms.gle/6n4CGJcaofxS8wQy6.
No momento da inscrição, o estudante deverá anexar uma ficha de inscrição preenchida e assinada (Anexo 1 do Edital N.º 37/2025/COPQ/PROPP/UFGD); a cópia do RG e CPF; o Histórico escolar ou boletim do ano letivo de 2024 (ou do último ano cursado); e o comprovante de matrícula no ano letivo de 2025.
Dúvidas podem ser esclarecidas com a Coordenadoria de Pesquisa da UFGD pelo e-mail [email protected] ou pelo telefone (67) 3410-2858. Os editais completos estão disponíveis em:
https://portal.ufgd.edu.br/coordenadoria/coordenadoria-pesquisa/informe/inscricoes-abertas-para-estudantes-de-ensino-medio-de-escolas-publicas-se-inscreverem-no-programa-de-iniciacao-cientifica-pibic-em