O PSDB realiza, nesta quinta-feira, uma convenção para decidir se autoriza o diretório nacional a fazer uma aliança com o Podemos. A união das duas siglas é marcada por uma confusão sobre fusão ou incorporação, mas até o momento caminha para uma aliança que vai liberar vereadores e deputados para deixarem as siglas após formalização.
O PSDB tem uma federação vigente com o Cidadania, o que no entendimento de alguns juristas impediria uma fusão com o Podemos. Para não perder o prazo determinado por lei para a fusão e nem correr risco de ficar sem fundo partidário, a saída encontrada foi o PSDB incorporar o Podemos ao partido.
Com a incorporação, o Podemos deixa de existir e os filiados aos dois partidos (entendimento hoje dentro das duas siglas) estarão liberados para escolherem, em até 30 dias, um novo partido, caso desejem.
A liberação vai ajudar, principalmente, os vereadores dos dois partidos, que ganharão uma janela. Os deputados não têm tanto problema porque a janela se abrirá automaticamente em abril do próximo ano. Já os vereadores só poderiam deixar o partido em 2028, na janela para reeleição.
Caso o PSDB aceite, em convenção, se unir ao Podemos, os dois partidos iniciarão o processo de união. Líderes do PSDB no Estado, Eduardo Riedel e Reinaldo Azambuja aguardam essa definição para anunciarem a saída do partido. A impossibilidade de levar os filiados, principalmente vereadores, era um dos obstáculos para a dupla, que teria, obrigatoriamente, que continuar cuidando do PSDB/Podemos em Mato Grosso do Sul.
A expectativa é de que a dupla saia, mas uma parte dos filiados fique para montar chapas pelo menos de deputado estadual. Riedel chegou a dizer que nunca anunciou a saída do partido, mas já teve conversas sobre filiação ao PP e PSD.
O Podemos é comandado pela senadora Soraya Thronicke em Mato Grosso do Sul. Com ou sem aliança, ela tem a garantia de que disputará a reeleição, por conta de um acordo feito entre os dois diretórios. Soraya tem uma proximidade maior com Eduardo Riedel, que inclusive indicou o deputado estadual Pedro Caravina (PSDB) para ajuda-la na montagem do partido para eleição do ano passado. O deputado, inclusive, é cotado para continuar na sigla após a aliança com o Podemos.