O Estado de Mato Grosso do Sul elegeu 01 prefeita, 01 vice-prefeita, e 14 vereadoras no pleito eleitoral de 2024. Apesar da quantidade ainda não ser significativa em relação aos homens, se comparado ao último pleito de 2020, aponta sim um acréscimo de representação feminina. Além do desafio de serem ouvidas em um ambiente ainda dominado pela voz masculina, as mulheres precisam provar a todo momento a que veio, superar obstáculos e vencer diferenças. OPSD apresenta de forma suscinta as mulheres que vão representar o partido, com responsabilidade e trabalho neste mandato 2025-2028.
Em Douradina, a prefeita Nair Branti, com uma vida dedicada ao serviço público e à educação, ela tem uma história de realizações que a consolidaram como uma das lideranças mais influentes do município. Atuou na Assistência Social do Município. Está no seu terceiro mandato, já realizou importantes obras, como a ampliação e modernização das escolas municipais. Garantiu mais acesso a atendimentos médicos e medicamentos para a população. Investiu em projetos que trouxeram mais desenvolvimento, e entregou o sonho da casa própria.

Em Miranda, a vice-prefeita Elange Ribeiro Perez, foi vereadora por três mandatos, é formada em serviço social, especialista em política pública e redes de atenção à saúde pelo Sírio Libanês. Funcionária efetiva do município, foi secretária Municipal de Assistência Social e Trabalho, Saúde e Saneamento, Turismo e Meio Ambiente.

Água Clara, a vereadora Léo, é formada em Pedagogia pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, com especialização em Diversidades e Educação Especial e em Auxiliar de Enfermagem. É servidora pública, na pasta de Educação, com dois mandatos a vereadora, tem se destacado por sua atuação na área social.

Aparecida do Taboado, a vereadora Patrícia da Saúde, foi reeleita e tem como principal bandeira a melhoria contínua da saúde pública no município.

Chapadão do Sul, a vereadora Andréia Lourenço, é servidora pública de carreira, e está no seu primeiro mandato.

Deodápolis, a vereadora Fernandinha Cazuza, sempre atuante nas causas sociais, desde o início de seu mandato, se destaca por apresentar projetos relevantes e fiscalizar com responsabilidade.

Fátima do Sul, a vereadora Léo é formada em pedagogia, trabalhou na Saúde como auxiliar de enfermagem, e no “Mais Social”.

Glória de Dourados, Lucinéia Marinho de Oliveira Nogueira, a Néia, é formada em Farmácia, e está no seu terceiro mandato, e atualmente é Presidente da Câmara.

Iguatemi, com seis mandatos a vereadora Miriam Krenczynski. Professora Habilitação Educação Infantil e Magistério nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental – Curso Normal Superior, Psicopedagoga; Especialista em Educação de Jovens e Adultos; Especialista em Educação Ambiental, Membro da Academia de Letras de Toledo – ALT e do Clube da Poesia de Toledo (PR). Participação em várias Antologias e Coletâneas Poéticas.

Ivinhema, a vereadora Professora Denir, está no segundo mandato. Professora, Denir ficou na função de Diretora durante 20 anos.

Juti, a vereadora Angela Biasi, bancária, advogada e vereadora pela primeira vez.

Miranda, a vereadora Rose da Saúde, é assistente social, com pós-graduação em Gestão de Projetos Sociais. Já atuou em instituições como a APAE e o CRAS. Foi secretária de Saúde por três anos.

Naviraí, vereadora Giovana Silvério, eleita com 711 votos, está em seu primeiro mandato. Sua bandeira é a Saúde, e uma cidade com mais acessibilidade.

Ribas do Rio Pardo, vereadora Lucy Duarte, servidora pública, está no seu segundo mandato, e defende a igualdade social.

Rio Negro, a vereadora Neuza Santos, é servidora pública está no seu segundo mandato.

Vicentina, a vereadora Lourdes Rosa Rodrigues, a Lurdinha, está no seu primeiro mandato, e é vice-presidente na composição da Mesa Diretora da Câmara Municipal para o biênio 2025-2026.
