Paixão nacional: setor automotivo bate recorde de vendas e cria novas possibilidades de negócios

*Ycaro Martins, CEO e sócio fundador da Vaapty

O mercado automotivo brasileiro alcançou, em 2024, o maior volume de vendas de sua história: 14,2 milhões de veículos leves novos e usados foram comercializados, segundo dados da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea). O número reforça a relevância do setor na economia nacional, independente das oscilações do cenário econômico ou da inflação.

Além do crescimento nas vendas, o aumento na oferta de crédito também impulsionou o setor. No último ano, as concessões de financiamento para compra de veículos registraram alta de 36%, movimentando uma cadeia ampla que envolve manutenção, acessórios, serviços de limpeza e, principalmente, a intermediação de vendas.

Com o carro zero popular custando a partir de R$70 mil, os seminovos passaram a ganhar cada vez mais aderência e fortalece também um novo nicho de negócios: o de intermediação de vendas. Essa é uma solução que leva segurança, praticidade e conecta diretamente quem quer vender, com quem deseja comprar, como concessionárias e revendedoras. Com tecnologia e processos ágeis, essas plataformas conseguem concluir negociações em menos de uma hora, transformando a experiência que antes era burocrática e demorada.

Outra tendência para lucrar com o setor é a perícia veicular com Inteligência Artificial. Elas são capazes de identificar falhas estruturais e de pintura com mais rapidez e precisão. Esses sistemas otimizam em até 80% o tempo gasto em uma perícia tradicional e reduzem os custos operacionais em mais de 50%. Essa inovação transforma o processo de compra e venda mais seguro e transparente.

A integração entre canais físicos, digitais e parceria entre marcas é outro caminho para lucrar com o setor automotivo. Se antes, ao vender um carro, a pessoa saía à pé da loja, agora ela sai com um plano de assinatura de um veículo zero quilômetro, se ela desejar. Essas são as formas de inovar no setor e agregar valor ao consumidor, oferecendo uma experiência mais completa.

O crescimento das franquias no setor automotivo reflete essa transformação. Segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF), o segmento de serviços automotivos registrou alta de 13,3% em 2024. A adoção de modelos testados, com suporte e estrutura padronizada, tem atraído empreendedores que buscam investir com mais segurança em um mercado em franca expansão.

Ycaro Martins é CEO e sócio-fundador da Vaapty, que é pioneira do franchising no segmento de intermediação de venda de veículos do Brasil. Com experiência no setor automotivo desde 2009, ele já vendeu mais de 80 mil carros no mercado de seminovos. O empresário também faz palestras para compartilhar sua história e ajudar empreendedores. Já atuou como gestor de novos negócios de grandes marcas, como Nissan e Peugeot e decidiu unir toda sua expertise conquistada ao longo dos anos para criar a Vaapty, desmistificando a venda e levando soluções para seus clientes.
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