Com mais de 200m quadrados, o novo local inaugurado do lado de fora do Palácio Guaicurus, sede da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul, conta com infraestrutura adequada para que os servidores e deputados realizem suas refeições. O espaço foi construído com a integração da mata nativa, preservando uma árvore que se integra aos materiais usados para edificação e confere aconchego a quem for ao local.
O presidente da ALEMS, deputado Gerson Claro (PP) inaugurou o refeitório da Casa de Leis nesta terça-feira (22). “Entrego hoje essa obra para servir aos funcionários terem um local adequado para fazerem suas refeições, e à população de Mato Grosso do Sul. Área construída em torno de 350m². Agradeço aos deputados Paulo Corrêa e Zé Teixeira [ambos do PSDB], que trilharam esse caminho e a todos que estão aqui”, declarou.

O deputado e 1º secretário da ALEMS, Paulo Corrêa (PSDB) falou sobre o refeitório que envolveu concreto e sustentabilidade. “O projeto desenvolveu bem, tivemos a responsabilidade ambiental, essa árvore significa isso, e foi uma exigência nossa a permanência da árvore. Um espaço muito bacana, um ganho para a Assembleia Legislativa, o colaborador e funcionário da Assembleia vem aqui e tem um espaço para fazer refeição, e como irmãos dos paraguaios, temos um espacinho para fazer ‘la siesta’. Daqui, o estacionamento pode ser visto, ele está em fase conclusão de obras, temos agora o grande desafio de fazer o novo plenário, desde que começamos eu e Gerson Claro, projeto já aprovado pelos Colégio de Líderes, e será licitado em maio”, concluiu.
Neder Schabib Peres, arquiteto lotado na Secretaria de Infraestrutura da Assembleia Legislativa, detalhou algumas características técnicas do refeitório inaugurado. “O prédio tem área construída em torno de 350m², a área do salão em torno de 250m². O prédio é um salão com uma área de apoio com micro-ondas, fornos elétricos, freezer adaptados, bebedouros e bancadas com pias. Separado do prédio principal temos o bloco dos banheiros, feminino e masculino, e o banheiro de acessibilidade. No prédio do refeitório, temos uma pele de vidro em que o integrante poderá contemplar a natureza do Parque dos Poderes ao fazer suas refeições. Conta com acabamentos finos, boa qualidade de iluminação do ambiente, o projeto foi desenvolvido pelo arquiteto Paulo Delmondes, a empresa contratada foi a Vértice Engenharia, ficamos responsáveis pela fiscalização e acompanhamento de toda a obra, que teve o contrato cumprido dentro do previsto”, explicou. Sessão
Durante a sessão plenária, Gerson Claro convidou a todos para a inauguração que aconteceria após a sessão. “Daqui a pouco, nós vamos dispensar o grande expediente para termos tempo de inaugurar essa obra que nós concluímos que o nosso refeitório. Peço para a equipe técnica passar o vídeo com imagens do local. com duração de um minuto”, disse.
O deputado Paulo Corrêa reforçou o convite para a inauguração e ressaltou que a solicitação veio de outro parlamentar. “Vossa Excelência, Zeca do PT [PT], foi quem nos fez essa solicitação para que fosse construído esse refeitório, um lugar em que os servidores pudéssem ter um local adequado para fazerem suas refeições”, declarou o parlamentar.

Durante a inauguração foi servido no molde “finger food” arroz carreteiro e macarrão de comitiva. Também participaram da inauguração do refeitório da ALEMS os deputados Marcio Fernandes (MDB), Professor Rinaldo Modesto (Podemos), Antonio Vaz (Republicanos), Mara Caseiro (PSDB), Renato Câmara (MDB), Neno Razuk (PL), Pedrossian Neto (PSD), Roberto Hashioka (União), Paulo Duarte (PSB), Zeca do PT (PT), João Henrique (PL), Lucas de Lima (Sem partido), Pedro Kemp (PT) e Lidio Lopes (Sem partido).
Plenário e estacionamento
Está em fase final o estacionamento, construído de forma vertical, no mesmo local onde era localizado o estacionamento anterior, ao lado do refeitório inaugurado hoje. A obra também contempla a biodiversidade, minimizando os danos ambientais.
O projeto do novo plenário soma infraestrutura de qualidade, com mais conforto, acessibilidade e tecnologia aos parlamentares, servidores e cidadãos. A modernização também permitirá um ambiente mais eficiente e adequado às necessidades legislativas. A previsão de início das obras do novo plenário é junho, em um prédio que terá a capacidade de receber 700 pessoas.