Procuradoria do Município impugna Censo do IBGE em Ribas

Com uma população crescente, os dados do Censo apontaram o contrário, gerando discordâncias visíveis devido à movimentação na cidade

A Procuradoria do Município de Ribas do Rio Pardo impugnou – no início desta semana – os dados relacionados ao Censo Demográfico realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A impugnação seu no âmbito administrativo e o Município aguarda o posicionamento da Superintendência do IBGE em Mato Grosso do Sul. Caso o IBGE não acate o pedido, o Município de Ribas do Rio Pardo vai ingressar na Justiça.

O Procurador-Geral do Município de Ribas do Rio Pardo, João Vitor Freitas Chaves, informou que o problema é mais sério do que parece. O motivo: a diminuição da população acarreta na queda no repasse de recursos oriundos do Fundo de Participação dos Municípios (FPM). “Estamos passando por grandes demandas nas áreas de educação, saúde e assistência social, além da habitação. Tudo isso aumentou de forma exponencial. Até o número de unidades habitacionais aumentou em 2.220 residências. Então, como a quantidade de habitantes diminuiu?”, questionou João Vitor Freitas Chaves.

Ribas do Rio Pardo tem hoje 48 médicos servindo à população do Município e, antes da construção da fábrica de celulose, este número era de apenas 14. Na educação foram criadas 1.500 novas vagas nas escolas e na área de assistência social as demandas cresceram em mais de 600%. Até o trânsito mudou e foram instalados cinco conjuntos de semáforos. Antes da fábrica, o número de carros circulando por dia era de apenas 400 e hoje passa dos 3 mil.

Este ano, Ribas do Rio Pardo se consolidou como o maior gerador de empregos em Mato Grosso do Sul. Só no período de janeiro a abril foram gerados 3.432 empregos com carteira assinada, de acordo com os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged). “São muitos dados que contrastam com os dados apresentados pelo IBGE. Por isso, impugnamos este Censo. Queremos outro Censo e, se necessário for, iremos à Justiça”, acrescentou o Procurador-Geral João Vitor Freitas Chaves. Em 2010, a população de Ribas era de 25.310 habitantes. O Censo do ano passado chegou ao número de apenas 23.190.

Facebook
Twitter
WhatsApp

Leia Também