Francivaldo Rodrigues Lima, conhecido como "Pantaneiro", cumpria pena no regime fechado na PED. Mesmo assim, ordenava a prática de crimes dentro e fora do presídio, como por exemplo, tráfico de drogas, homicídios, roubos e sequestros, em vários estados do país, e ainda era responsável pelo julgamento de quem descumpria as ordens da facção.
Segundo a Promotora de Justiça e coordenadora do Gaeco, Cristiane Mourão, “Pantaneiro” era responsável pela “disciplina” dos integrantes do PCC. Tinha participação efetiva em "julgamentos" da organização, determinando qual o tipo de "pena" – exclusão, suspensão, agressões físicas e morte – que seria aplicada aos faccionados que descumprissem as ordens do comando geral.
Em Porto Velho, Francivaldo passará a cumprir pena em RDD (Regime Disciplinar Diferenciado). Outros 14 detentos também foram transferidos para o presídio federal, na manhã de hoje.
Esta é a segunda vez que a Depen (Departamento Penitenciário) realiza a transferência de detentos das instituições penais estaduais para unidades federais neste ano.
A ação foi facilitada pelo então ministro Alexandre de Morais, postulante a uma vaga no Supremo Tribunal Federal, como parte das medidas para inibir a guerra de facções nos presídios do Brasil que já deixou 130 mortos só em 2017. Mato Grosso do Sul teve quatro vítimas fatais em suas celas no período.