A Língua Brasileira de Sinais (Libras) é um idioma desenvolvido no Brasil para que as pessoas com deficiência auditiva possam se comunicar com os demais membros da sociedade (família, amigos, intérpretes e demais pessoas que dominem os sinais, gestos e expressões).
A elaboração do alfabeto foi realizada pelo Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES), com influência da Língua Francesa e Sinais e os gestos mais empregados pelos cidadãos surdos brasileiros.
Em atenção a esse importante avanço inclusivo, foi instituído no dia 24 de abril, o Dia Nacional da Língua Brasileira de Sinais. Vale lembrar que a Libras proporcionou a inclusão e socialização de milhares de pessoas com deficiência auditiva em todo país.
Um detalhe relevante e que merece esclarecimento: a Libras não é universal e cada país adota uma metodologia de comunicação, além disso, podem acontecer variações linguísticas de acordo com a região (regionalismo).
A educação inclusiva tem objetivo de promover a inclusão da comunidade surda e ainda, preparar os ouvintes para melhorarem a comunicação e o acolhimento, seja na escola, nos grupos sociais ou no ambiente laboral.